terça-feira, 3 de agosto de 2021

ApapePress 228

 

Prezados Associados da APAPE – Associação Nacional de Empregados e Ex-Empregados das Empresas do Sistema Petrobras e Sucessoras, Participantes e Assistidos da Petros.

A Petros publicou o INFORMATIVO adiante reproduzido para conhecimento dos associados 

 

 

Empréstimo: prazo para pedido de suspensão vai até amanhã

Até amanhã, dia 3/8, todos os participantes ativos e assistidos que contam com o empréstimo Petros podem solicitar a suspensão temporária do pagamento das parcelas nos meses de agosto, setembro e outubro. Para isso, basta acessar a Área do Participante, no Portal Petros. As solicitações devem ser feitas das 7h às 22h. É preciso acessar a seção "Empréstimos", clicar em "Solicitação de empréstimos", e, em seguida, ir para “Suspensão temporária por 3 meses”. Depois, selecione o contrato e clique em "Suspender". Quem tem mais de um empréstimo deve realizar esse procedimento para cada contrato ativo. Lembramos que a suspensão é opcional. Assim, quem não se manifestar seguirá com as prestações sendo cobradas normalmente.

Após solicitar a suspensão temporária do empréstimo Petros, o participante não deve fazer qualquer movimentação no contrato até o dia 3/8, para não invalidar o pedido. Qualquer movimentação contratual, como novação e refinanciamento, cancelará automaticamente o pedido de suspensão. Se houver novação ou refinanciamento após essa data, será gerado um novo contrato, cujo pagamento não estará temporariamente suspenso.

Os participantes assistidos que migraram para o PP-3 e estavam impossibilitados de acessar a Área do Participante já estão com o sistema restabelecido. Dessa forma, o pedido de suspensão temporária das parcelas dos empréstimos deve ser feito pelo Portal Petros. A caixa de e-mail suspensao@petros.com.br, criada especificamente para atender a esse público, será desabilitada amanhã, às 17h. Após esse horário, os pedidos destes participantes devem ser feitos exclusivamente pelo Portal Petros, dentro do prazo limite que vai até as 22h.

Caso enfrente dificuldades para acessar a área de suspensão temporária do empréstimo, faça a limpeza do cache do seu navegador de internet, ou tente acessar com outro dentre as seguintes opções: Chrome, Internet Explores, Edge ou Firefox.

Antes de suspender, avalie se é necessário

Durante os três meses de suspensão temporária, o participante continuará tendo descontados no seu contracheque os valores referentes à taxa de administração do contrato e ao Fundo de Quitação por Morte (FQM), que variam de acordo com o plano. Os juros e a correção referentes ao período de suspensão do pagamento serão somados ao saldo devedor, seguindo a taxa prevista no contrato. Por isso, recomendamos que cada participante avalie com cautela se a suspensão temporária por três meses é realmente necessária.

Também é muito importante ressaltar que a suspensão temporária da cobrança do empréstimo Petros libera margem consignável para que outras obrigações financeiras, com agentes externos à Petros, sejam cobradas no contracheque. Caso o participante tenha uma dívida com um agente externo - um banco ou um plano de saúde, como a Saúde Petrobras, por exemplo -, que não esteja sendo cobrada em razão do limite de margem, o valor devido pode ser cobrado devido à liberação do montante que seria destinado ao pagamento do empréstimo Petros. Esclarecemos que não temos ingerência sobre esse tipo de cobrança e que, por isso, não garantimos que o montante de cada prestação do empréstimo temporariamente suspensa - já descontado o FQM e a taxa de administração - possa de fato ser disponibilizado no valor líquido a receber no contracheque mensal.

Confira as regras para a suspensão temporária da cobrança

· A suspensão é temporária, pelo prazo de três meses consecutivos;

· As prestações serão suspensas no período de agosto a outubro de 2021, com juros e correção referentes a esse período acrescidos ao saldo devedor;

· Precisa ser solicitada pelo participante no Portal Petros, das 7h às 22h;

· Período de opção vai de 21 de julho a 3 de agosto;

· Durante os três meses de suspensão, o participante terá apenas os valores referentes à taxa de administração do contrato e ao Fundo de Quitação por Morte descontados no contracheque;

· A disponibilização de margem consignada pode permitir que agentes externos amortizem outras obrigações que o participante tenha e a Petros não tem ingerência sobre isso;

· A suspensão está disponível para participantes de todos os planos que contam com o serviço de empréstimo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o "Fale conosco" ou chat online, pelo Portal Petros ou pelo app. Se preferir, ligue para a Central de Relacionamento - 0800 025 35 45 e (21) 3529-5550, para ligações pelo celular -, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

 

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