quinta-feira, 2 de abril de 2020

APAPEPRESS - 157

 

 

Prezados Associados da APAPE – Associação Nacional de Empregados e Ex-Empregados das Empresas do Sistema Petrobras e Sucessoras, Participantes e Assistidos da Petros.


As Diretorias Executivas da APAPE e do Núcleo AEPET BR estão de pleno acordo com este histórico e patriótico pronunciamento da Diretoria da AEPET.



A AEPET sofre da maldição da Cassandra?

Direção da Petrobrás Reduz Salários e Jornadas de Trabalho.

A partir de 1º de abril e por três meses, sob alegação dos maus resultados do trimestre, a Direção da Petrobrás, para as atividades em regime administrativo, reduziu a jornada de trabalho para seis horas e os salários em 25%. Mas adotou tratamento diferenciado para as “funções de confiança” que terão a postergação do percebimento de seus vencimentos.
Nossa Associação, desde 2015, argumenta que o plano de privatizações é lesivo à companhia porque a expõe aos riscos empresariais desnecessários para preços moderados ou baixos do petróleo, realidade mais do queconhecida na história desta indústria.
Ainda em 2016, apontamos, prospectivamente, ser desnecessário vender ativos para reduzir a dívida da Petrobrás. E demonstramos com análise das finanças e dos resultados operacionais da Empresa.
Em 2019, apontamos que a redução da dívida, entre 2015 e 2018, não dependeu da privatização de ativos rentáveis, estratégicos e vitais quando os preços do petróleo estão moderados. Da redução da dívida, de cerca de US$ 45 bilhões, 75% foi originada da geração de caixa, enquanto somente 25% vieram das privatizações que comprometiam a geração de caixa daquele período e também futura.
Alertamos em Notas, análises em Cartas à Presidência, Diretoria e Conselho de Administração da Petrobrás, também em entrevistas e artigos para os meios de comunicação, sobre os prejuízos que resultariam da privatização das malhas de gasodutos e da BR Distribuidora.
Em 2019, não se sustentando o argumento falacioso da defesa das privatizações, para a pretensa redução da dívida, passou aquela Direção a alegar a “gestão de portfólio”. Questionamos para qual preço do petróleo era definida aquela “gestão de portfólio’? Pois focar em Exploração e Produção do pré-sal seria comprometer os resultados da companhia com preços do barril moderados ou baixos.
Seguimos alertando sobre a catástrofe que sofreria a Petrobrás e o Brasil com a privatização de oito das suas 13 refinarias que representam 50% da sua capacidade de refino e que a atual Diretoria pretende ainda alienar.
Não se alegue surpresa; são erros cometidos desde 2015, sempre analisados pela AEPET. Pode-se, na pior hipótese, entender um projeto de lesa pátria que está sendo conduzido, com fins antinacionais, desde então.
Sofreríamos da síndrome da Cassandra, quem avisava de todas as desgraças e não as conseguia evitar. Este não será o nosso destino. Pois temos o compromisso com o futuro da nossa Pátria e dela dependemos para viver com dignidade.
Diretoria da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET)     

DIRETORIA DA APAPE
DIRETORIA DA AEPET BR