segunda-feira, 7 de setembro de 2020

APAPEPRESS 189

 

 

 

Prezados Associados da APAPE – Associação Nacional de Empregados e Ex-Empregados das Empresas do Sistema Petrobras e Sucessoras, Participantes e Assistidos da Petros

A ETERNA LUTA PELA MANUTENÇÃO DOS NOSSOS DIREITOS

A Diretoria da APAPE, com apoio do Conselho de Representantes, e a da AEPET BR não poderiam deixar de manifestar aos Associados e Associadas as suas posições relativas à proposta que a Petroleo Brasileiro S.A – Petrobras apresentou aos Sindicatos que compõem as duas Federações, que são a FNP e a FUP.

As duas Federações têm divergências nas suas indicações pelo SIM ou pelo NÃO, levadas às Assembleias de seus associados, porque o patronal, pelo seu interesse na direção da privatização da Companhia, apresenta na formulação da proposta uma verdadeira divisão de interesses entre aposentados (Assistidos da Petros) e seus Empregados (Participantes da Petros), todos dependentes da Assistência Médica Multiciplinar - AMS.

É necessário lembrar de existem duas AMS, pois a da BR Distribuidora S.A. é diferente da AMS da Petroleo Brasileiro S.A - PETROBRAS, sendo o nosso assunto a AMS constante da proposta no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT- 2020/2021 da Petrobras.

Na proposta, o patronal oferece garantia de que não vai demitir ninguém até 31 de agosto de 2022, o que é a “cereja do bolo” para seus Empregados, faceasconstantes ameaças de venda das refinarias. Enquanto que para os Aposentados, o patronal oferece um custo altíssimo para a AMS no primeiro ano, na proporção de 40/60 e insuportável no segundo ano, de 50/50. Isto é, o Assistido da Petros e o Empregado de baixa renda irá pagar a metade do custo da AMS, o que é insuportável para a quase totalidade.

Esta oferta inaceitável, colocando os Aposentados (Assistidos da Petros e dependentes da AMS) sem condições de escolha e os Empregados os Aposentados de amanhã sem qualquer garantia de que no dia seguinte ao 31 de agosto não haverá demissões em massa. Isso nos leva a outras reflexões complementares, a saber:

1- O que vem a ser uma Associação para executar o mesmo que faz a AMS?

2- Se o ACT tem validade por dois anos, vão oferecer aos Empregados e aos Aposentados (sufocados e impossibilitados de pagar o custo 40/60 ou 50/50) neste período, a migração para a tal Associação.

A FUP tem indicado, para os que seguem suas orientações, votarem pelo SIM nesta proposta indecorosa e totalmente impossível de ser aceita pelos que procuram ser esclarecidos e, principalmente, pelos APOSENTADOS e PENSIONISTAS.

 A FNP e seus Sindicatos indicam para que todos os Aposentados e Empregados da Petrobras nas AGEs votem NÃO e, assim, desaprovarão a proposta que realmente não atende a todos.

Os Empregados não devem se iludir com esta fantasia garantir o emprego até às vésperas das eleições, quando não se demite em ano eleitoral.  E é bem provável que a venda das refinarias poderá não ocorrer se o Supremo Tribunal Federal - STF impedir que a Lei seja burlada.

Cabe ainda lembra que mesmo que a PETROBRAS crie a Associação para tentar tirar a AMS do ACT, ela somente poderá conseguir se os seus EMPREGADOS (Participantes da Petros) e os APOSENTADOS (Assistidos da Petros) aprovarem nas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) da FNP ou da FUPa aviltante proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que tornará a AMS impagável para Aposentados e Pensionistas (Assitidos da Petros) e Participantes que ganham salários de nível médio, de menor valor.

Por esta e por todas as razões históricas que a patronal arma e que tem conseguido, mais uma vez, infelizmente, dividir duas das Federações de Petroleiros, a APAPE e a AEPET BR recomendam a seus associados e associadas votarem maciçamente nas Assembleias, tanto nas da FUP quanto nas da FNP, pelo NÃO.

Vamos todos A LUTA PELOS NOSSOS DIREITOS

DIRETORIAS DA APAPE E AEPET BR

www.apape.org.br